Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Falésia da Pedra do Nariz

Ampliar imagem Falésia da Pedra do Nariz
Pedra do Nariz.
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Falésia da Pedra do Nariz
Vias da Falésia da Pedra do Nariz.
Fotodiagrama: Rodolfo Campos
Falésia da Pedra do Nariz
Cadastrada por: André Ilha, em 17-12-2022 às 18:32
Descrição: A Pedra do Nariz é um atrativo notável da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca. Situada sobre o bairro de Bangu, na Zona Oeste da cidade, trata-se de uma falésia de altura considerável para os padrões locais, tendo acima uma grande formação rochosa em forma de cabeça, com um nariz avantajado.
Há diversas escaladas com proteção móvel na parede principal e nas secundárias ao seu lado, sendo o maior destaque dois grandes diedros voltados um para o outro. São eles o "Diedro do Teiú" (e) e o "Diedro de Pazuzu".
Como chegar à base: Uma vez em Bangu, siga até o fim a Rua Aglaia e (logo após a Praça do Sandá) dobre à esquerda na Rua Sucam. Depois de andar nela por algumas dezenas de metros, suba à direita por uma escadaria tosca entre duas casas, vá até o final dela e continue pela trilha em frente, que primeiro tenderá à direita e, depois, fará uma curva acentuada à esquerda (uma trilha menor sai para a direita nesse ponto, e leva aos Boulders do Sandá). Continue até uma cerca de arame farpado, passe por ela ou por uma porteira abaixo e siga pelo capim diretamente em direção à parede, acompanhando uma matinha à direita. Caminhos de cavalo em ziguezague ajudam nessa íngreme subida.

Essa vegetação baixa levará diretamente ao Diedro do Teiú e aos Boulders da Pedra do Nariz um pouco à esquerda. Para a Via Grampeada e todas as demais escaladas à sua direita, entre na matinha e siga por ela acompanhando a base da parede, sem caminho definido, até a via desejada. Um facão será útil. Depois de Quatro Figuras de Preto, a caminhada voltará a ser predominantemente em capim.
Fonte: Guia de escaladas da vertente norte do Parque Estadual da Pedra Branca - André Ilha, 2022 (www.femerj.org/wp-content/uploads/Guia-de-escaladas-da-vertente-norte-do-Parque-Estadual-da-Pedra-Branca-1-edicao-versao-final-2022.pdf)
Coordenadas: -22.897458039054033,-43.46084704672664
Encontrou algo errado? Clique aqui